F.A.Q


Que dia é meu agendamento?         topo

Para acessar o Sistema de Atendimento Agendado do SINE/IDT é necessário:

O cadastro no SAA permite acesso à marcação de um agendamento em uma das unidades em atendimento, mas após o cadastramento você precisará escolher a Unidade e definir quando este atendimento será.
Para solicitação de CTPS, dirija-se à Unidade mais próxima para atendimento via ticket (Não é necessário ter cadastro no SAA).
Caso deseje atendimento local via ticket (Não é necessário ter cadastro no SAA), seria aconselhável verificar o telefone da Unidade desejada na Internet e ligar para um de seus atendentes para perguntar o melhor horário de atendimento. Algumas Unidades ficam praticamente vazias no período da tarde.
Para solicitar um novo agendamento via SAA, favor acessar a opção Marcar Agendamento, escolhendo Serviço, Unidade, Data e Hora.
Todos os dias, exatamente à meia-noite, uma nova data é liberada, com todos os horários disponíveis para escolha.
Caso tenha marcado seu agendamento, favor atentar aos documentos e horários informados quando da realização de cadastro ou agendamentos. Solicita-se que chegue à Unidade com 30 minutos de antecedência para garantir que seu atendimento seja realizado rapidamente, com conforto e eficiência.
Certifique-se de apresentar-se à recepção para receber sua presença, visto que esta o insere na lista de atendimento das cabines. Certifique-se de que seu atendimento esteja sendo realizado dentro do horário marcado. Você tem o direito de reclamar caso tenha esperado além de seu horário agendado


Exemplo de situação correta:

marcou para 8h, chegou às 7h40 e após receber presença, foi atendido entre 8h e 8h15. (pode ser menos tempo, no caso de verificação de vagas, ou um pouco mais no caso de cadastro.)

Exemplo de situação INCORRETA:

marcou para 8h, chegou às 7h40 e após receber presença ainda precisou esperar mais de 1h. O intervalo de atendimento das cabines atualmente é de 15 minutos (mínimo necessário para os serviços disponíveis) Seu horário é, atualmente, das 8h às 8h15, por isso o atendente da cabine não o atendeu quando devia e você tem o direito de exigir que seu atendimento seja realizado o quanto antes.

A lista de documentos pode ser vista na confirmação antes do aceite que leva ao formulário do cadastro no Sistema, na confirmação do agendamento e nos e-mails enviados pelo sistema. Favor notar que as Unidades não conseguem acessar o sistema dos clientes, portanto se houver qualquer problema, solicitamos que acesse o SAA e escolha outra data de atendimento.
O sistema SAA apenas reserva o horário na Unidade, ao chegar para o atendimento o sistema utilizado para o mesmo pertence ao ministério(sistema MTE), que, infelizmente, sofre alguns problemas e , por vezes, leva horas para conseguir ser acessado novamente. Nossas Unidades tentam fornecer conforto em caso deste problema, mas, como dito anteriormente, não podemos realmente acessar para verificar ou corrigir o problema, apenas acessar para utilizar o sistema quando ele estiver funcional.











Como Posso me cadastrar?         topo

Função: permitir o cadastro no sistema SAA do SINE/IDT,

Instruções: Seguir o passo a passo detalhado descrito abaixo (Total: 6 passos).



PASSO 1 de 6

Para acessar o cadatro no sistema SAA clique no botão Novo Cadastro



Imagem de acesso ao SAA - botão Cadastrar




















PASSO 2 de 6

Na página de Cadastro no SAA, você deverá ler e confirmar a leitura dos termos de aceitação do serviço:

Lista de Serviços – Permite verificar a lista atual dos serviços fornecidos nas Unidades que utilizam o SAA.
Instruções Iniciais – Instruções básicas que facilitam seu atendimento em nossas unidades.
Documentos obrigatórios - Lista de Documentos Obrigatórios a serem levados no dia do Agendamento marcado.

OBS.:
  CTPS estão sendo confeccionadas apenas por atendimento Local;
  O documento de escolaridade deve ser o último recebido.

imagem de botão Cadastro









PASSO 3 de 6

Para realizar o Cadastro no SAA, é necessário confirmar o CPF do novo cadastro:

Caso um CPF Inválido seja inserido – Solicita a inserção de um CPF válido.
Caso um CPF já cadastrado seja Inserido – Será fornecida a opção de envio do e-mail para recuperação de senha. parte do E-mail será exibida para melhor identificação do mesmo.
Caso o CPF ainda não tenha sido cadastrado - O formulário de cadastro ficará disponível para preenchimento.



imagem de botão Cadastro - Verifica CPF










PASSO 4 de 6

Dados de cadastro:

CPF: – Já virá preenchido da página anterior.
NOME: – Escreva seu nome corretamente e sem acentuação.
E-MAIL: - Escreva apenas a primeira parte de seu e-mail, o provedor deverá ser escolhido na lista ao lado.
CONFIRMAR E-MAIL: - Preenhca novamente a primeira parte do e-mail e selecione novamente a segunda na lista lateral.
TELEFONE FIXO - Escolha o DDD (No momento apenas 85 e 88). Caso não tenha um telefone fixo, insira seu celular sem o 9(nono) dígito.
CELULAR - Escolha o DDD (No momento apenas 85 e 88). Caso não tenha um celular, repita seu telefone fixo ou insira zeros, para indicar que não o tem. Ao inserir o Celular, lembre-se do 9(nono) dígito.
SENHA - Escolha uma senha que tenha entre 6 e 20 caracteres. Favor não utilizar "123456" como senha.
confirme a senha e preencha os números da caixa de imagem (aqui: 677361). Confirme seus dados para continuar.

imagem de botão Cadastro - Dados











PASSO 5 de 6

Na página de confirmação, você deverá verificar se suas informações estão corretas antes de prosseguir.

Use o Botão Corrigir Informações – para voltar ao formulário e alterar o que está incorreto.
Use o Botão Confirmar Informações – para finalizar o cadastro.


imagem de confirmar Dados











PASSO 6 de 6

Seu cadastro foi confirmado com sucesso.

Sugere-se guardar (imprimir/anotar) as informações para garantir o acesso ao sistema.
Perceba que sua senha não foi incluída. Ela também não será solicitada por nenhum de nossos atendentes.

O botão Voltar retornará à página de Login do SAA.
imagem de confirmar Dados











RECUPERAR SENHA         topo
Função: Recuperar a senha do cliente cadastrado. (4 Passos)



PASSO 1 de 4

Na páginda de Login, pressione o atalho Esqueci Senha/E-mail

Escolha a opção desejada:


imagem de acesso para Esqueci Senha






















PASSO 2 de 4

Recuperar a Senha Por E-mail.

Selecione Recuperar senha por E-mail – caso ainda lembre o e-mail e tenha acesso ao mesmo.
Após preencher o e-mail, preencha os números como solicitado. No momento em que o foco da página sair do e-mail, o escudo amarelo ficará verde, caso o e-mail esteja cadastrado, ou Vermelho, caso não haja cadastro para este e-mail ou ele tenha sido cadastrado com algum erro.

Se o e-mail foi confirmado pelo escudo verde, use o botão Enviar para receber sua senha de acesso no e-mail cadastrado.
imagem de confirmar Dados









PASSO 3 de 4

Esqueci o e-mail cadastrado:

 1) Preencha os campos de acordo com seu cadastro:
     NOME COMPLETO (De acordo com seu RG e sem acentos, como solicitado no cadastro) ;
     CPF ;
     Telefone de contato (Seu telefone Fixo = DDD + Número).

  2) Pressione o botão ENVIAR.


imagem de emissão sem entrega CTPS











PASSO 4 de 4

Esqueci o e-mail cadastrado: caso ainda tenha acesso ao e-mail exibido no topo da página, ignore a continuação desta recuperação e solicite a que envia a senha para o e-mail.

Caso não o tenha mais, prossiga com o passos abaixo:
 1) Preencha o NOVO E-MAIL com um e-mail ao qual tenha acesso:
     Digite novamente o e-mail abaixo ;
     Acesse este e-mail para receber o código enviado ;
     Recupere o código no e-mail AINDA com esta página ABERTA ;

  2) Pressione o botão ENVIAR.
     Não recomendamos o uso de e-mails que necessitam confirmação de envio (BOL e UOL) para esta recuperação, pois ela precisa ser completada sem interferência da equipe SAA ;

imagem de emissão sem entrega CTPS



Observação: Essa tela somente será utilizada para o Registro de Emissão de 1ª ou 2ª Via.










MARCAR AGENDAMENTOS:         topo
Função: Este botão será utilizado para escolha das informações de agendamento. (9 passos)



PASSO 1 de 9

Use o botão Marcar Agendamento



imagem de acesso para Marcar Agendamentos




















PASSO 2 de 9

Selecione o Serviço desejado.


A lista exposta estará sempre atualizada com os serviços disponíveis na Unidade. Caso um serviço não apareça mais, a unidade pode ter solicitado sua remoção ou bloqueio temporário.
imagem de Marcar Agendamentos









PASSO 3 de 9

Selecione a Unidade desejada.




A lista exposta estará sempre atualizada com as Unidades utilizando o SAA. Caso uma Unidade não apareça mais, a unidade pode ter sido desativada por Reforma ou pode ter sido transferida para um Vapt-Vupt, que tem um SAA próprio através do MTE.









imagem de Marcar Agendamentos

















PASSO 4 de 9

Selecione a Data desejada.




No momento são até 10 dias úteis disponíveis para agendamentos.

Todos os dias, à meia-noite, uma nova data, com todos os horários livres, fica disponível para escolha.


imagem de Marcar Agendamentos











PASSO 5 de 9

Selecione a Data desejada.




Caso todas as horas deste dia estejam ocupadas, um aviso será exibito, solicitando que outra data seja escolhida.





imagem de Marcar Agendamentos











PASSO 6 de 9

Selecione a Data desejada.




Os horários disponíves para agendamentos aparecerão na lista de horas e diminuirão à medida em que forem selecionados por clientes.





imagem de Marcar Agendamentos











PASSO 7 de 9

Leia com atenção os dados exibidos, antes da confirmação.




O agendamento só estará concluído após a confirmação dos dados de agendamento.

Para finalizar a escolha dos dados, pressione o botão Confirmar



imagem de Marcar Agendamentos











PASSO 8 de 9


 Seu agendamento foi confirmado com sucesso.

  Anote as informações ou imprima a página de confirmação.


Há duas formas de verificar os dados do agendamento:
 1) Localize o e-mail de confirmação em sua Caixa de Entrada. (no e-mail cadastrado);
 2) Clique no botão VER MEUS AGENDAMENTOS, para ter acesso aos agendamentos atuais e ao histórico de agendamentos.





imagem de Marcar Agendamentos











PASSO 9 de 9


 É importante notar que, a cada e-mail enviado pelo SAA, o cliente será lembrado da lista de documentos solicitada.

  A lista será atualizada nos e-mails e nas confirmações, caso haja alguma alteração.





imagem de Marcar Agendamentos















VERIFICAR AGENDAMENTOS         topo

Para verificar seus agendamentos no Sistema de Atendimento Agendado do SINE/IDT é necessário:

PASSO 1 de 3

  1) Acessar o SAA do SINE/IDT
  2) Clicar no botão Ver Meus Agendamentos, à esquerda da tela principal.

Imagem de acesso ao SAA - através do SITE do IDT


PASSO 2 de 3

Visualizar os chamados atuais ou futuros.



Imagem de Ver Agendamentos











PASSO 3 de 3

O Histórico de Agendamentos servirá para que se possa revisitar detalhes dos agendamentos anteriores.

Certifique-se de que seu agendamento foi corretamente registrado.

Caso alguma irregularidade tenha ocorrido, favor entrar em contato com nossa ouvidoria (ouvidoria@idt.org.br) explicando os detalhes do ocorrido.


Imagem de Ver Agendamentos









CANCELAR AGENDAMENTOS         topo
Agendamentos só podem ser cancelados até 1 dia antes do agendamento, para garantir que o horário possa ser liberado para outro cliente. Para Cancelar um agendamento no Sistema de Atendimento Agendado do SINE/IDT é necessário:

PASSO 1 de 3

  1) Clicar no botão Ver Meus Agendamentos, à esquerda da tela principal.
  2) Utilizar o X na coluna CANCELAR.

Imagem de acesso ao SAA - através do SITE do IDT
PASSO 2 de 3

Escreva o motivo do cancelamento.



Imagem de Ver Agendamentos











PASSO 3 de 3

Seu agendamento foi cancelado com sucesso.

Quando um agendamento é cancelado, esta hora volta a ficar disponível na lista de horas para escolha.


Imagem de Ver Agendamentos







Como reagendar um atendimento?         topo







Reagendamentos devem ser realizados pelo próprio cliente na opção Ver Meus Agendamentos (cancelar agendamento atual) e Marcar Agendamento (criar novo agendamento).

Cancelamentos só podem ser realizados até o dia anterior ao do agendamento.

Caso o agendamento futuro seja mais distante, o método pode ser invertido para garantir que o primeiro horário ainda esteja disponível.

Este processo é realizado desta forma para garantir que a vaga anterior será liberada para um novo cliente, além de garantir que o cancelamento foi realizado pelo próprio cliente.

Há um alerta em caso de 3 faltas consecutivas (seguidas), mas apenas caso isto ocorra o sistema ficará bloqueado para agendamentos por 30 dias, retornando a ser utilizado após isto para novos agendamentos.

































ATUALIZAR DADOS         topo

Para Atualizar as informações do cliente no Sistema de Atendimento Agendado do SINE/IDT é necessário:

PASSO 1 de 3

  1) Clicar no botão Atualizar meus Dados, à esquerda da tela principal.


Imagem de Atualizar Dados


PASSO 2 de 3

Por motivo de segurança, confirme sua senha.



Imagem de Ver Agendamentos







PASSO 3 de 3

Altere os dados necessários.

Lembre-se de colocar dados que possibilitem o contato, pois o cadastro pode ser bloqueado caso um e-mail que não lhe pertença seja inserido ou a Unidade reclame por não conseguir entrar em contato por telefone.
Lembrando: o CPF é sua identificação principal no SAA. Ele só pode ser corrigido através do e-mail saa@idt.org.br.


Imagem de Ver Agendamentos









ALTERAR SENHA         topo

Para Atualizar as informações do cliente no Sistema de Atendimento Agendado do SINE/IDT é necessário:

PASSO 1 de 3

  1) Clicar no botão Alterar Senha, à esquerda da tela principal.


Imagem de Atualizar Dados


PASSO 2 de 3

Por motivo de segurança, confirme sua senha.


Insira sua nova senha (entre 6 e 20 caracteres);

Confirme a senha digitada.


Imagem de Ver Agendamentos







PASSO 3 de 3

A senha foi alterada com sucesso.


Lembrando: um e-mail será enviado com a confirmação da alteração.


Imagem de Ver Agendamentos









Não consigo recuperar minha senha, mesmo com a página de recuperação         topo

Lembrando que este é um atendimento ao sistema SAA do SINE/IDT, caso o cliente tenha alterado todos os dados que foram cadastrados e
não consiga mais recuperar o próprio e-mail para receber a senha pelo mesmo, solicitamos que enviem os dados abaixo para alteração do cadastro.

Nome Completo:
Telefone Fixo:
Telefone Celular:
Data de Nascimento:
CPF:


Use o e-mail que quer atualizar, pois só podemos substituir e-mail pelo que estiver sendo utilizado como contato.

OBS.: A data de Nascimento é necessária para confirmação do nome ao qual o CPF pertence.
Esta verificação será realizada por pesquisa no site da Receita Federal em caso de disputa de CPF.
























Problema com cadastro/senha do MTE         topo



A equipe de suporte do sistema SAA do SINE/IDT não tem aesso ao sistema MTE. Caso haja algum problema com o mesmo, siga as orientações abaixo:

Favor agendar no SAA uma visita refente à cadastro MTE em uma Unidade de sua preferência e levar comprovantes para que o atendente realize a alteração.

Caso ainda não tenha um cadastro no SAA do SINE/IDT, favor realizar seu cadastro e acessar a opção Marcar Agendamento, escolhendo Serviço, Unidade, Data e Hora.

A documentação escolar solicitada é sempre a última registrada em seu cadastro escolar (Seja ensino médio, Universidade ou especialização).

Fomos orientados a recomendar que os trabalhadores liguem para o canal de contato do Ministério do Trabalho ( Alô Trabalho): N° 158.

Currículos ou verificação de vagas são serviços vinculados ao sistema MTE, portanto, por favor, visite o site do MTE ou uma das Unidades para que um atendente possa realizar a verificação em seu nome.

Certifique-se que todas as suas informações de referências sejam atualizadas, pois são elas que servem para competição entre as vagas. Cadastros incompletos não são competitivos frente aos concorrentes com cadastro completo e estes acabam sendo os únicos a visualizar as vagas desejadas.
































Porque não consigo agendar?         topo



Que problemas você está encontrando?



A cada dia, exatamente à meia-noite, um novo dia é liberado para agendamentos.

Favor atentar para as mensagens do sistema, caso não haja horas disponíveis para seu dia ideal, escolha outro dia, pois outros clientes já escolheram todas as combinações de horários possíveis.

Caso haja cancelamento de um cliente já agendado, este horário voltará a ficar disponível.

Favor atentar aos documentos e horários informados quando da realização de cadastro ou agendamentos. Solicita-se que chegue à Unidade com 30 minutos de antecedência para garantir que seu atendimento seja realizado rapidamente, com conforto e eficiência.

Certifique-se de apresentar-se à recepção para receber sua presença, visto que esta o insere na lista de atendimento das cabines.

Lembre-se de utilizar os navegadores FIREFOX ou GOOGLE CHROME.

Os sites do SINE/IDT são:

SAA;

Portal IDT.































Preciso imprimir?         topo







É recomendada a impressão no caso de esquecimento de detalhes, mas anotar as informações no celular ou bloco de notas também é válido.

O único dado que seria realmente necessário em caso de dúvidas é o número enviado a você por e-mail(e verificável no SAA).

Caso você tenha um celular ou tablet conectado à internet, também é possível consultar na hora (pode ser necessário ajustar o zoom da tela).

Lembrando que, mesmo com as informações de confirmação dea gendamentos impressas, caso o cliente tenha realizado o cancelamento do chamado e este tenha sido escolhido por outra pessoa, a outra pessoa será o proprietário do horário agendado.

Este é o motivo principal pelo qual os agendamentos só podem ser cancelados pelos próprios clientes.































Quais são os documentos obrigatórios?         topo

A lista completa de documentos é incluída em todos os e-mails enviados, além de poder ser lida antes do cadastro (página de Novo Cadastro) e a cada agendamento marcado.
Solicitamos que compareça à Unidade escolhida, com antecedência mínima de trinta minutos.
Em caso de atraso, poderá ser atendido conforme a disponibilidade de senhas da Unidade.
Caso haja problemas técnicos - caso não deseje esperar a resolução do mesmo - favor acessar o SAA e remarcar seu atendimento.

Quando comparecer à Unidade, favor levar a documentação necessária para obter o serviço.
Lembre-se de comparecer à Unidade escolhida, com antecedência mínima de trinta minutos ou cancelar o agendamento até o dia anterior à data marcada para o mesmo. A cada três (3) faltas seguidas, o agendamento pelo SAA ficará bloqueado por trinta (30) dias.

Quando comparecer à Unidade, favor levar a documentação necessária para obter o serviço. Observe se os atendentes estão registrando corretamente o seu atendimento.
Seu horário foi agendado, mas está esperando mais de 30 minutos e o tempo marcado está passando? Reclame. O horário reservado só pode ser usado por outro cliente caso você não tenha se apresentado na recepção ou tenha perdido o horário de agendamento.
Os documentos para atendimento sempre devem ser originais, mas a lista abaixo indicará quando cópias forem necessárias. Não é necessário autenticar as cópias, pois os originais serão utilizados como autenticação.

  1. Formulários de Requerimento do Seguro-Desemprego (vias empregador web).
  2. Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão.
  3. Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS – todas que o trabalhador possuir.
  4. Documentos de Identificação - Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento / Certidão de Casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção) ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo) ou Carteira de Trabalho (modelo novo) ou Passaporte ou Certificado de Reservista.
  5. Cadastro de Pessoa Física – CPF.
  6. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho - TRCT devidamente quitado; Obs:Somente os vínculos trabalhistas com mais de um ano de duração e data da demissão anterior à 11/11/2017, terão que apresentar a TRCT homologada.
  7. Comprovante de pagamento do FGTS ou outro comprovante de vínculo - extrato do FGTS (comprobatório dos depósitos) ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).
  8. Comprovante de escolaridade (original e cópia).
  9. Comprovante de residência atualizado (original e cópia).
  1. Carteira de Trabalho (CTPS);
  2. CPF;
  3. Documento de Identificação (Ex.: RG, CNH, Reservista ou outro documento oficial com foto).
Para as demais modalidades de seguro-desemprego, consulte o site do SINE/IDT: (OBS: Caso a página apareça em branco, atualize a tela e o conteúdo será mostrado.)
































Não tenho certificado         topo







Favor verificar na Internet o telefone da Unidade mais próxima à sua residência e falar com um dos atendentes para a solução desta dúvida.



Utilize o link Onde Estamos para acessar os locais de atendimento de Unidade do SINE/IDT e busque os mais próximos à sua residência.































Não fui bem atendido / Recebi falta, mesmo tendo sido atendido         topo







Caso não tenha recebido sua presença corretamente, favor abrir uma reclamação junto à nossa Ouvidoria, pois cada Unidade recebeu instruções de registrar corretamente cada atendimento em tempo real e se isto não acontece o cliente é prejudicado.

Certifique-se de inserir em sua reclamação os dados completos de seu atendimento, pois a ouvidoria não tem acesso aos registros do SAA.

A página de abertura de reclamações na ouvidoria do SINE/ IDT é:
Ouvidoria.































Não consigo mais achar a Unidade X no SAA         topo







Infelizmente algumas Unidades do SINE foram incorporadas pelo Vapt-Vupt, que tem seu próprio sistema SAA.

Apenas no caso de a Unidade ser novamente transferida para um prédio próprio poderíamos reativar o sistema para esta Unidade.































Não encontrei minha pergunta         topo







Caso não tenha encontrado sua pergunta acima, favor enviar um e-mail para saa@idt.org.br contendo sua pergunta e informações para retorno.

Caso sua pergunta seja mais ampla (não apenas pessoal, mas de interesse de várias pessoas) ela poderá ser incluída neste FAQ.